Os sensores de nível Temposonics detectam nível de líquidos em tanques de até 22m de altura, com alta precisão (1mm), detecção de nível de interface em sistemas de emulsão e detecção de temperatura para correção de variação de volume. Sua tecnologia permite que o sensor funcione mesmo sob severas condições como líquidos ácidos, líquidos em agitação como em sistemas de flotação, densidades diferentes, presença de espuma ou névoa.
- Funcionamento
Os transmissores magnetostritivos da MTS detectam com precisão a posição de um flutuador externo mediante o envio de um pulso de interrogação a um guia de onda. Este pulso de corrente gera de forma instantânea um campo magnético ao redor do guia de onda. O magneto que se encontra instalado dentro do flutuador também cria um campo magnético de forma permanente. No ponto de intersecção entre os campos magnéticos do guia de onda e do flutuador, gera-se uma torção mecânica (diretamente no guia de onda). Por sua vez, esta torção cria um pulso sônico que se traslada através de todo o guia de onda.
A cabeça eletrônica do transmissor hospeda o circuito de detecção, o qual detecta o pulso sônico da torção, convertendo-o num pulso elétrico. Conhecendo-se a velocidade de propagação de ambos os pulsos, a distância entre o ponto de referência e o flutuador é determinada medindo o intervalo de tempo transcorrido entre o início do pulso de corrente e o pulso de retorno sônico. Este intervalo de tempo é convertido na medição do nível.
O coração dos sensores da MTS está na leitura da posição de um magneto, através da detecção de seu feixe magnético por um guia de onda. Um pulso de interrogação é criado através do guia de onda, gerando um segundo campo eletromagnético radial em torno do mesmo. A interação entre o campo magnético gerado pelo magneto e o campo eletromagnético gerado pelo pulso de interrogação produzem uma torção mecânica que incide sobre o guia de onda e se propaga a uma constante velocidade ultrassônica. Esta torção se propaga do ponto de interação até a cabeça eletrônica, onde um elemento sensível a transforma em um pulso elétrico, chamado de pulso de stop. Este pulso é processado pela eletrônica do sensor e convertida no posicionamento do magneto.
Através do conhecimento e expertise em materiais ferromagnéticos, efeito magnético e processos ultrassônicos, a MTS permanece inigualável no desempenho de detecção de posicionamento sem contato físico de alta precisão.
- Nível 3-em-1 – Meça mais com menos
Detecção de nível, interface e temperatura através de um único instrumento. A MTS fornece sensores com capacidade de medir o nível do produto, a interface entre produtos com densidades diferentes e temperatura multiponto em um tanque com um único instrumento sensor, combinando os resultados das variáveis de processo com menor custo e sem modificações nos tanques.